domingo, 2 de dezembro de 2007

A missão do dia 02/11/2007


A 1ª missão do mês de Dezembro deu um cheiro (muito pequeno) de Inverno às actividades lúdicas da Companhia.

O frio matinal já nos acompanha à vários fins de semana, mas a chuva e a perspectiva de encontrar-mos pisos húmidos, escorregadios e lamacentos animou as hostes da companhia, tendo obrigado a delinear e repensar a forma e o percurso que pretendíamos fazer.

Como habitualmente iniciámos a nossa missão pela subida que nos leva desde o nosso ponto de encontro até à estrada de D. Miguel, chegados aqui a companhia decidiu que deveríamos atacar uns trilhos já nossos conhecidos que se caracterizam por apresentarem descidas alucinantes em pisos que habitualmente requerem alguma dose de cuidados mas com a àgua que tinha caída horas antes obrigou a duplicar/triplicar (e tudo o mais que acaba em car) a atenção e cuidados para podermos progredir com confiança e segurança.

Alguns soldados rasos desconfiaram que a escolha do percurso se deveu ao facto do sargento da companhia ter feito um novo update à arma dele, e por isso queria fazer teste rigorosos

Rolámos cerca de 7 km pela estrada de D. Miguel até que finalmente entramos no nosso 1º trilho, o chamado Trilho da Lage, que se caracteriza por ser um single track (ou quase single track) sempre a descer com muitas pedras o que dificultou a descida. Veja-se nas fotos.
































Após esta magnifico trilho atravessamos a ponte de pedra e iniciamos o chamado Trilho Empedrado, trilho este que se revelou um pouco traiçoeiro, pois apresenta uma ascensão progressiva sobre um piso de pedras o que dificultou a progressão devido às constantes escorregadelas que os nossos bravos soldados iam sofrendo. Mas conseguiu-se superar com sucesso esta etapa do nosso passeio.

Era tempo de atacar-mos a descida da Curva, e é chamada assim, pois esta descida termina numa curva a 90º onde podemos tirar uma belas fotografias e quem não conseguir curvar tem um salto de aproximadamente 2 metros de altura para realizar. Felizmente, ou não, todos conseguem fazer a curva.

























E com rolar chegamos à altura de comer, tendo a companhia parado num espaço público.



Durante este intervalo organizou-se aquele que será o nosso passeio de Natal que ficou marcado para o próximo dia 16 de Dezembro sendo seguido por uma almoço em que a ementa será Arroz de Cabidela. Uma iguaria que nos motivou para a subida que iríamos enfrentar antes de nos precipitar-mos pela a alternativa ao trilho do milho - as más línguas dizem o trilho do milho magoa no verão e no Inverno corremos o risco de levarmos com chumbo, eles lá sabem.

Como esperado toda esta progressão com constantes subidas e descidas teve consequências em alguns soldados, mas felizmente e após a alternativa ao trilho do milho fomos presenteados por um trilho praticamente plano e com um piso em terra batida que permitiu progredirmos de uma forma rápida e suave onde atingimos velocidades médias bastante elevadas.





Infelizmente o dia ficou marcado por uma avaria, e como sempre nestas situações, apresenta-se o típico quadro Português, um trabalha, outro assiste (mas sem sujar as mãos), um dá palpites, outro manda trabalhar, um arma-se em paparazzi e os restantes riem-se da situação e justificam-se dizendo que não sabem reparar nem querem aprender, outro ensaia uma bicicleta que não é dele e sofre uma queda e o paparazzi esquece-se deste último quadro.









Finalmente chegámos um dos trilhos - ou melhor, um single track - mais bonitos desta etapa, o Trilho das Urtigas, é um trilho paralelo ao rio Sousa no meio de um bosque, naturalmente cheio de lama pois raios de sol tem dificuldade em penetrar no meio de tanta vegetação, consequentemente o piso apresentava-se bastante escorregadio e enlameado algo que deu muito gosto à companhia.

Era tempo de retornar à estrada de D. Miguel sendo necessário fazer aquela que seria a subida com maior inclinação que a companhia enfrentou neste passeio, felizmente era em piso alcatroado o que permitiu subir relativamente bem.

Até uma próxima missão.

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