domingo, 27 de janeiro de 2008

Passeio de 2008/01/28

Viva Companhia,

Este foi mais um domingo de passeio da Companhia.

Infelizmente a mesma esteve muito desfalcada, somente seis bravos soldados apresentaram-se à chamada.

Antes mesmo da partida dois bravos soldados já se queixavam de cansaço antes mesmo da missão se iniciar, argumentavam que estavam cansados da representação do dia anterior no 1ºPuf (ver crónica um pouco mais abaixo).

Neste passeio um bravo soldado apresentou-se com um novo brinquedo, uma câmara de filmar própria para as nossas missões, vide a foto seguinte do bravo soldado em acção com o seu novo "brinquedo" e fotos do mesmo:

Após a apresentação e do pequeno briefing inicial a companhia iniciou a missão e como habitualmente a subir até à estrada de D. Miguel, daqui seguimos para a zona do sanatório de Valongo, percurso que se caracteriza por ser sempre a subir e em piso de transposição difícil devido às pedras soltas que pontuam por todo o caminho.

Após chegada ao sanatório, prosseguimos para a Serra de Stª Justa cujo objectivo era subir até às antenas de comunicação de forma a percorrermos uns trilhos bastante interessantes com descidas acentuadas, vide fotos:

Após estas descidas frenéticas recrutamos mais dois outsiders para nos acompanhar no resto da nossa missão que continuou pelo chamado Trilho dos Incas, sendo este trilho um excelente single-track bastante estreito e talhado na encosta do monte, é um trilho que assusta um pouco porque qualquer distracção pode originar um queda de alguns metros pela encosta abaixo, felizmente e até hoje não há registo de nenhum acidente na nossa Companhia.

A parte final (uma das muitas possibilidades) do Trilho do Incas compreende uma descida acentuada com bastante pedra solta o que não permitiu grandes velocidades na progressão da companhia.

Como ainda era cedo, a companhia decidiu subir o trilho do "Ar Puro" que nos levaria desde o rio Ferreira até à estrada que liga Valongo a S. Pedro da Cova, sendo este percurso feito em toada ascendente e onde houve uma quebra da união do grupo, nomeadamente um soldado (um dos que representou a Companhia no dia anterior) que não aguentou o ritmo imposto nesta subida tendo demorado um pouco mais a cumprir o objectivo.

Chegados à estrada alcatroada foi tempo do reforço alimentar.

A partir deste ponto e por motivos que transcendem a Companhia, vários elemento tiveram que regressar antecipadamente à base tendo restado uma pequena representação de apenas 3 elementos que prosseguiram a missão:

Como um dos elemento era o portador do novo brinquedo, a Companhia procurou trilhos que tivessem descidas rápidas de forma a filmar em velocidade o desempenho dos bravos soldados, mas primeiro havia que subir mais um pouco e o soldado continuava a queixar-se das subidas, mas lá conseguiu, com perseverança e paciência dos camaradas.

Após uma frenética descida (não temos fotográficos e aguardamos pacientemente pela disponibilização do registo de vídeo) a Companhia seguir para um trilho (single-track) fantástico junto do rio Ferreira, onde queríamos mais uma vez confirmar, à posterior, o desempenho da câmara.

E foi assim que a Companhia Soldado Desconhecido desempenhou com dedicação e bravura mais uma missão.